Seu Instagram pode ser encontrado pelo Google

por Rafael Tasca
16 de julho de 2025
Agora o Instagram é indexado pelo Google! Saiba como otimizar seu perfil e aumentar o alcance das suas publicações com técnicas de SEO.

Uma atualização recente trouxe uma grande novidade: agora o Instagram pode ser indexado pelo Google. Desde 10 de julho de 2025, perfis profissionais passaram a ter seus conteúdos, como fotos, Reels, vídeos e carrosséis, encontrados diretamente nos mecanismos de busca. Isso significa que técnicas de SEO não servem mais apenas para sites: elas agora podem impulsionar também o seu perfil do Instagram.

Essa é uma mudança muito relevante pois não é apenas uma atualização técnica e limitada às redes sociais mas é também relevante estrategicamente para marcas e profissionais, que agora podem se beneficiar do seu perfil no Instagram usando-o para potencializar sua presença online.

Quais conteúdos do Instagram passam a ser indexados pelo Google

A indexação vale para todas as contas que atendam aos seguintes requisitos:

  • O perfil do Instagram precisa ser Profissional (Negócio ou Criador).
  • O perfil deve estar público.
  • O dono da conta precisa ter mais de 18 anos.

E essa atualização foi aplicada de forma automática, então você nem precisa ativá-la pois o Instagram aplicou essa opção como habilitada por padrão. Se você desejar conferir ou desativar, pode encontrar essa configuração em:

  • Configurações > Quem pode ver seu conteúdo > Privacidade da conta.
  • Ative ou desative a opção “Permitir que fotos e vídeos abertos apareçam em resultados de mecanismos de pesquisa”

O que fazer no seu perfil do Instagram para ranquear melhor no Google

Técnicas de SEO, antes restritas a sites, agora podem ser aplicadas ao Instagram para potencializar sua presença online.

Claro, algumas recomendações já eram importantes para o próprio algoritmo do Instagram impulsionar seu perfil dentro do Instagram mas agora podemos aplicar otimizações pensando nas ferramentas de busca.

Legendas das Publicações

Como suas publicações serão indexadas, suas legendas serão muito mais relevantes, como publicações de um blog. Dê foco maior na descrição e dados informativos na sua publicação e não desperdice esse espaço.

Descrição do perfil

Uma descrição objetiva na sua bio ajuda os visitantes a entendenderem rapidamente do que se trata o pefil, pense em palavras-chave que identifiquem bem o seu negócio. Isso ajudará mecanismos de busca também.

Hashtags e Localização

Hashtags continuam importantes e agora funcionam também como palavras-chave para busca externa.

Se o seu perfil representa um negócio local, marque a localização nas publicações, isto vai ser relevante para o SEO local.

Alt text

O alt text que servia principalmente para questões de acessibilidade no Instagram, agora potencialmente terá um valor para o SEO também.

Conclusão

A capacidade do Instagram de ser encontrado pelo Google representa uma oportunidade de estratégias no marketing digital. Marcas que aplicarem otimizações desde já terão vantagem competitiva e colherão mais resultados com essa atualização.

Se precisar de ajuda profissional para sua estratégia de marketing digital entre em contato comigo para alinharmos sua estratégia de SEO e redes sociais.

Início » Redes Sociais » Seu Instagram pode ser encontrado pelo Google

Assuntos tratados nesse post:

não vamos perder contato!

newsletter

Inscreva-se na newsletter se quiser receber novidades e conteúdos no futuro referentes a design e web.

Não se preocupe, não vou floodar sua caixa de email.